ROTEIROS NO NORDESTE

CONHEÇA A PRAIA DE GENIPABU NO RIO GRANDE DO NORTE

Publicado

no

O nome provém do do tupi “jenipab-u” (“comer jenipapo” ou “onde se come jenipapo”). Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, baga fortemente aromático.   O maior conhecedor da toponímia do Rio Grande do Norte, historiador Luís da Câmara Cascudo escreve com “J” de jenipapo, do tupi “landi-iap” (fruto das extremidades que dá suco).

Passeio de Buggy nas dunas de Genipabu

Aspectos: é a praia mais divulgada do Estado, lugar de edição para vários turistas do mundo. Esse paraíso permite a realização dos fantásticos passeios de bugre por dunas moveis (conjunto de vistas semelhante ao Saara), com visita a bela lagoa de Jenipabu, a qual serviu de cenário para a novela Tieta do Agreste. São opções, ainda, os passeios de dromedários e a prática do esqui de areia. A culinária destaca o peixe cozido e frito, frutos do mar e comidas regional, incluindo beijo e grude.   A povoação de Jenipabu, fixada na desembocadura do rio Baquipe (de “baque-pe”, o caminho veloz), nome do antigo rio Ceará-Mirim, ofereceu heróica resistência nos enfrentamentos contra portugueses (1501 – 1535). No século XVI, Jenipabu foi local de criação de gado, trazido pelos franceses da Normandia. Nesse século, a população indígena, na faixa litorâneas entre o Potengi e o Açu, atingiu aproximadamente 11.200 habitantes. Os portugueses denominaram “Baia de Domingos Martins”, uma referência ao proprietário de Jenipabu, dono da rede de pesca (1605). Em 1 de abril de 1988, o empresário francês Patrick Muller inaugurou, no loteamento Jardim Fonte, o “Genipabu Hotel”, marco para a solidificação da atividade turística em Jenipabu.

Lagoa de Genipabu

REGISTRO HISTÓRICO: Em 1699, o líder tupi Surupiba (chefe da tribo potiguar fixada em Jenipabu) junto com o seu grupo de índios foram empurrados para o mar, onde morreram afogados, por ocasião ao ataque dos portugueses aos potiguares, sob a ordem do capitão Gartsman.

Praia e dunas de Genipabu

Para finalizar, vamos indicar agora a Praia do Madeiro para você conhecer. Só clicar aqui.Ou uma leitura complementar sobre Genipabu.

1 Comentário

  1. Pingback: 12 DESTINOS PARA VOCÊ CONHECER QUANDO VIAJAR DE FÉRIAS PRO NORDESTE » Blog do Nordeste

    • focoturismo

      18 junho, 2018 no 17:39

      Agradecemos o comentário 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessados

Sair da versão mobile